skip to Main Content
NOSSOS TELEFONES: GB Barigui (41) 3339-9600 GB Tarumã (41) 3366-3141 GB Morumbi (11) 3744-1476
Natação Infantil: Conheça Os 10 Principais Benefícios

Natação infantil: Conheça os 10 principais benefícios

Todo mundo bem sabe que, praticar atividades físicas é fundamental para manter a saúde em dia. E claro, isso também se estende às nossas crianças. Assim, sempre quando o assunto é estimular os pequenos a praticarem algum tipo de esporte ou atividade física, a natação infantil é uma aposta certeira.

Precipuamente, a prática de atividade física deve ser estimulada desde a infância. Segundo diversos especialistas, crianças sedentárias correm um risco maior de se tornarem adolescentes/adultos sedentários. Já crianças ativas, tendem a continuarem assim ao longo de suas vidas. Dito isso, mantê-los sempre em movimento é de suma importância para transformá-los em jovens e adultos saudáveis. E nem é preciso frisar que as crianças adoram as aulas de natação infantil, não é mesmo? Mas, “cá entre nós”, quem é que não amaria?

Como a natação infantil ajuda no desenvolvimento infantil?

De modo geral, a natação é uma das melhores atividades para o seu filho fazer, proporcionando diversos benefícios para saúde e desenvolvimento infantil. Além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, agilidade, força e velocidade, ainda ajuda a desenvolver a coordenação, o equilíbrio e as habilidades psicomotoras.

Entre as capacidades psicomotoras que a natação infantil proporciona, estão: lateralidade, noções espaciais, temporal e de ritmo, percepções táteis, visual e auditiva. Trabalhando inclusive, a socialização e a construção da autoconfiança. Logo, a prática do esporte além de proporcionar uma vida mais ativa e saudável, contribui para um bom desenvolvimento infantil.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que, as aulas de natação infantil podem iniciar a partir dos 6 meses de idade. Ou seja, a prática esportiva pode ser incentivada ainda na primeira infância. No decorrer deste artigo, iremos apresentar 10 principais benefícios que a natação pode proporcionar ao seu filho. Bem como, apresentar algumas dicas de segurança para manter os pequenos sempre seguros dentro e fora d’água. Bora conferir?

10 benefícios que a natação infantil proporciona

Basicamente, a natação infantil é uma das atividades mais completas e ricas destinadas ao publico infantil. Uma vez que, trabalha-se desde as habilidades físicas e motoras às cognitivas e sociais. A seguir, confira 10 principais benefícios que a natação pode proporcionar ao seu filho que irão te fazer querer matriculá-lo já!

 

  1. Sistema imunológico mais forte

Um dos benefícios da natação infantil, é o fortalecimento do sistema imunológico. Em síntese, a prática de atividades físicas desde cedo, potencializam os mecanismos de defesa do organismo. Uma vez que o sistema imunológico fica cada vez mais resistente a vírus e bactérias. O que por sua vez, diminui a incidência de doenças e principalmente as relacionadas ao sistema respiratório.

  1. Melhora no sistema respiratório

Normalmente, a maioria dos pediatras recomendam a natação como opção de atividade física para crianças com problemas respiratórios. Isso ocorre, porque durante a prática da atividade, trabalha-se muito o sistema cardiorrespiratório. Uma vez que, por ser praticado embaixo d’agua, é preciso que se utilize o diafragma, estimulando assim, a respiração correta. Logo, auxilia no tratamento de diversas complicações respiratórias, como a asma, bronquite e rinite por exemplo.

  1. Estimula o tônus muscular

Se existe um esporte capaz de trabalhar todos os músculos do corpo, esse sem sombras de dúvidas é a natação. Embora, o tônus muscular não seja o principal objetivo das aulas de natação infantil, com o tempo, os músculos acabam ficam mais firmes e tonificados. Principalmente, braços e costas. Dito isso, pode-se afirmar que a natação ajuda no desenvolvimento muscular, estimula o ganho de resistência, tonifica os músculos e melhora a postura do praticante. Sendo assim, uma ótima atividade para crianças e adolescentes em crescimento e desenvolvimento.

  1. Desenvolve a coordenação motora e o intelecto

Atualmente, são inúmeros os tipos e variações de nados existentes. Cada qual com seus movimentos característicos e distintos. Desta forma, a maneira com que o corpo deve ser controlado para executar certos movimentos, deve ser coordenada, respeitando inclusive técnicas especificas e características para cada nado. O que por sua vez, desenvolve a coordenação, a disciplina, o foco e o respeito.

Além do mais, o simples fato de mexer braços, pernas e conciliá-los com a respiração adequada, já demanda disciplina, foco, concentração e certa coordenação. Ah, e não se preocupe se o seu filho possui alguma restrição motora. Em suma, a natação irá ajudá-lo a aprimorar suas capacidades. Logo, todos são muito bem vindos às aulas.

  1. Diminui o estresse

Não há dúvidas de que o que as crianças gostam mesmo é de brincar e se divertir. Não importa onde, quando ou como. Eles sempre dão um jeitinho de se divertirem, e claro, de bagunçarem bastante. Com a natação infantil não é diferente. No geral, as aulas proporcionam momentos de muita diversão, alívio do estresse do dia a dia e interação social. Obviamente, nem tudo é só diversão e eles terão os momentos de aprendizagem, onde irão aprender noções de espaço, tempo, ritmo e muito mais. Tem coisa melhor do que aprender se divertindo?

  1. Combate a obesidade

Nas últimas décadas, as tecnologias se desenvolveram em uma velocidade alarmante. Não muito tempo atrás, mal existiam televisores coloridos e hoje, nossas crianças não só possuem acesso à televisores coloridos de última geração, como podem usufruir de uma gama de tecnologias para assistir filmes, ouvirem músicas ou jogarem videogames.

Infelizmente, muitas dessas crianças, deixaram de lado as atividades ao ar livre, para ficarem vidradas em telas de smartphones e tablets. Com isso, o sedentarismo infantil se tornou algo comum nos últimos tempos. Da mesma forma, surgiram outros problemas relacionados, como por exemplo a obesidade infantil. Por ser uma atividade física bastante intensa, a natação infantil é uma ótima modalidade para auxiliar e ajudar no controle de peso.

Além disso, a prática regular de atividade física, faz com que se queime mais energia e consequentemente, aumente a necessidade de se alimentar. Assim, com o auxílio de uma alimentação saudável, é possível que os benefícios sejam alcançados e perpetuados ao longo da vida adulta. Combatendo de frente a obesidade e transformando adultos, jovens e crianças sedentárias em pessoas fortes e saudáveis.

  1. Promove o respeito

Como dito anteriormente, para executar alguns dos tipos de nados, é preciso que os movimentos sejam realizados de forma adequada. Logo, o aluno deverá prestar bem a atenção aos movimentos ministrados pelo professor e/ou profissional. Promovendo assim, o respeito ao próximo. Além é claro, de ter paciência e esperar sua vez para praticar a atividade sem “atropelar” a vez do amiguinho.

  1. Promove a socialização e a autoconfiança

No geral, como seres humanos, estamos sempre em busca de nos socializar. Isso é algo que está intricado em nossos genes, em nosso DNA. Assim também é com as crianças. Se você possui filhos, provavelmente já deve ter presenciado momentos em que eles “conquistaram” um novo amiguinho, seja na fila do supermercado, a espera de uma consulta ou passeando no parque. Agora imagina em uma aula de natação infantil?

No caso da socialização, fica claro que por conta de a natação ser – obviamente – em piscinas, é muito mais comum praticá-la em grupos. A princípio, pode parecer algo trivial, mas essa socialização desde cedo, o auxiliará em seu desenvolvimento como adulto. E consequentemente terá um papel importantíssimo na construção da sua autoconfiança. Transformando-os desta forma, em jovens/adultos confiantes para enfrentar qualquer novo desafio.

  1. Melhora a circulação sanguínea

Além de desenvolver o sistema respiratório e promover o tônus muscular, durante a natação, os músculos do coração também são aprimorados. Estudos diversos demonstram uma melhora significativa na circulação, na distribuição de nutrientes e oxigenação sanguínea. Logo, a natação não só é indicada para crianças com problemas respiratórios, mas também para crianças e pessoas com problemas circulatórios. O que consequentemente, contribui para a prevenção de problemas cardíacos no futuro.

  1. Melhora a qualidade do sono

Por fim e não menos importante, outro benefício interessante da natação infantil, é a melhora da qualidade do sono. Bem, acredito que nem preciso frisar o quão importante é ter uma boa noite de sono. Dito isso, se o seu filho, possui dificuldade para conseguir dormir, pode ser que a natação seja a solução perfeita que você estava procurando.

Por ser uma atividade intensa, a natação possui uma queima de energia elevada. Logo, após as aulas, seu filho se sentirá relaxado e pronto para descansar durante a noite toda. É importante salientar, que as crianças requerem um pouco mais do que as 8h de sono diárias recomendadas para se recuperarem por completo. Assim, ter uma boa noite de sono é essencial para o seu bom desenvolvimento.

Como manter os pequenos seguros dentro e fora d’água?

 

Certamente, filhos e piscina é a combinação perfeita para momentos de pura diversão em dias quentes. Todavia, é importante ter cautela, já que em um piscar de olhos eles podem fazer algo imprevisível. Por isso, a atenção deve ser redobrada sempre, ainda mais quando o pequeno já tem familiaridade com a água.

Algumas crianças, se sentem tão confiantes durante as primeiras aulas de natação infantil, que podem pular na piscina mesmo sem supervisão e esse pode ser um erro fatal. Portanto, em casa converse sempre com o pequeno, preparando-o para as aulas de natação, explicando sobre os riscos e o alertando para brincadeiras inadequadas dentro da água.

Já se você possui uma piscina em casa, a dica principal é cercá-la e permitir o acesso somente com a supervisão de um adulto. Outras precauções como por exemplo: realizar a manutenção da piscina sem a presença do pequeno, ter à disposição equipamentos adequados (boias e coletes) e estar sempre em alerta podem ser cruciais para salvar as crianças destes tipos de acidentes. Assim, os pequenos estarão seguros tanto dentro, quanto fora d’água!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top