skip to Main Content
NOSSOS TELEFONES: GB Barigui (41) 3339-9600 GB Tarumã (41) 3366-3141 GB Morumbi (11) 3744-1476
Pilates: O Que é E Quais Os Benefícios Para A Nossa Saúde?

Pilates: o que é e quais os benefícios para a nossa saúde?

O pilates é um exercício físico individual e é considerado por muitos profissionais da saúde uma forma de terapia. Com essa atividade em ação é possível fortalecer a musculatura, melhorar o tônus e garantir maior flexibilidade do corpo.

Seguindo nessa linha de raciocínio, hoje você leitor (a) conhecerá tudo sobre o pilates e seus benefícios.

O que é Pilates?

Pilates se trata de um exercício criado na Alemanha em 1920, que é praticado com ou sem auxílio de equipamentos específicos. O objetivo real dessa atividade é cuidar do corpo humano, mas especificamente da musculatura humana.

Muitas pessoas usam os benefícios do pilates para fazer uma conexão entre corpo e mente, assim promovendo uma maior qualidade de vida. Certamente essa atividade vem sendo muito praticada no Brasil, especialmente pelas mulheres.

Quem pode fazer pilates?

O pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, homens, mulheres, idosos e gestantes.

Esse exercício poderá ser iniciado até mesmo pelos sedentários, que desejam mudar essa condição de rotina.

Muitos se surpreendem com a execução dessa atividade, justamente por ser suave e não ter alto impacto como as outras atividades físicas, consequentemente isso diminui o risco de lesões dentro da atividade física.

Grande parte do público aqui é mulher, que possuem os seguintes objetivos:

  • Promover o emagrecimento
  • Definir a musculatura do corpo

Afinal esses objetivos poderão ser conquistados com essa atividade, além desses, o pilates poderá ser usado para reabilitação física ou alternativa fitness.

Pilates emagrece?

Sem dúvida essa é uma pergunta muito feita, afinal emagrecer é um objetivo de muitas pessoas. O pilates pode sim gerar o emagrecimento, mas isso dependerá da forma que ele está sendo executado.

Para que você tenha maiores resultados poderá aliar movimentos aeróbicos e uma boa alimentação, certamente você poderá diminuir o seu peso com maior rapidez.

Pilates na terceira idade

É de grande importância que pessoas na terceira idade façam atividade física, para que o corpo possa se movimentar e não atrofiar, principalmente pessoas com alguns problemas de saúde, como:

  • Problemas ósseos e musculares (osteoporose, artrite, artrose)
  • Doenças crônicas, etc…

É uma atividade com pouco impacto, o que resulta em mais segurança, menos repetição e melhora do quadro de saúde.

Pilates para gestantes

Outro grande grupo que faz pilates são as gestantes, para amenizar os impactos causados pelo tempo de gestação.

Nesse período é natural que o corpo passe por mudanças físicas e hormonais, isso exige um cuidado redobrado com a saúde da mulher, pois essas mudanças podem causar dores e desconfortos.

Para evitar o grande impacto negativo os benefícios do pilates são essenciais. Essa atividade ameniza as grandes mudanças estruturais e garante um período de gravidez mais leve.

Um grande benefício é o fortalecimento do assoalho pélvico, região de grande importância para a hora do parto, além disso, cuida da coluna e lombar, diminuindo as dores em excesso.

 

 

Benefícios do pilates para o corpo humano

O pilates é considerado uma atividade física completa, portanto veja abaixo quais são os benefícios que você irá conquistar com a prática.

Melhora a postura

Como dissemos o pilates age com foco na musculatura do nosso corpo, ela age nos músculos do centro do corpo ou core, isso faz com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas e ajeitadas, melhorando a postura e prevenindo efeitos negativos que poderiam ocorrer.

Aumenta o tônus muscular

Os movimentos dessa atividade fazem com que as fibras do corpo sejam rompidas e reconstruídas. Isso possibilita a substituição da massa gorda por massa muscular, o que melhora o contorno corporal e reduz medidas.

Melhora a mobilidade articular

Os movimentos trabalham o corpo de forma integral, o que permite o estímulo das articulações.

Alivia as tensões

Justamente por trabalhar a respiração e concentração, o pilates reduz os níveis de estresse.

Aumenta a flexibilidade

O pilates trabalha todas as partes do corpo e aumenta sua flexibilidade e resistência.

Esses foram alguns dos benefícios do pilates, comece a praticar para conseguir esses efeitos saudáveis em sua vida. Temos aulas de pilates em todas as nossas unidades. Entre em contato para saber mais! 

Até a próxima

Equipe Academia Gustavo Borges

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top