skip to Main Content
NOSSOS TELEFONES: GB Barigui (41) 3339-9600 GB Tarumã (41) 3366-3141 GB Morumbi (11) 3744-1476
Outubro Rosa: Atividade Física Pode Ser Aliada Contra O Câncer

Outubro Rosa: atividade física pode ser aliada contra o câncer

Durante todo o mês de outubro, levanta-se a importância da conscientização em relação à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a doença.

Estudos apontam que a prática de exercícios físicos não só melhora a qualidade de vida, como também se inserida no dia a dia pode prevenir ao menos três tipos de cânceres.

Especialmente durante a campanha Outubro Rosa, há um grande incentivo ao autoexame e combate ao câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), anualmente estima-se que a inatividade física é a responsável por 10% a 16% dos casos de câncer de mama.

Isto porque a atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. O que contribui para prevenir contra o câncer de intestino (cólon), endométrio e mama (pós-menopausa).

De acordo com informações do INCA, a manutenção de um peso saudável ao longo da vida pode ser uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer. Além da prática de atividades físicas aliadas a uma alimentação saudável.

Segundo a Estratégia Global para Dieta, Atividade Física e Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 30 minutos de exercício regular, de intensidade moderada, na maioria dos dias da semana, reduz o risco de câncer de cólon e mama, doenças cardiovasculares e diabetes. Trinta minutos que fazem toda a diferença e que podem ser inseridos na rotina do dia a dia. Como caminhar ou ir de bicicleta ao trabalho, subir pelas escadas em vez de usar os elevadores, descer do ônibus um ou dois pontos antes do local de chegada.

Outro fator interessante é que há indícios de que a atividade física tem um importante papel na recuperação de pessoas que estão com câncer. O exercício regular pode melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzindo os sintomas, aumentando a tolerância ao esforço físico, reduzindo o tempo de internação e as complicações pós-operatórias.

A atenção com a saúde e com o próprio corpo é a melhor forma de prevenir doenças como o câncer. Aproveite o Outubro Rosa para se informar sobre cuidados mais importantes para garantir uma vida sem preocupações com a doença. Pratique o autoexame e atividades físicas regularmente!

Acesse também as nossas redes sociais!
Facebook
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top