skip to Main Content
NOSSOS TELEFONES: GB Barigui (41) 3339-9600 GB Tarumã (41) 3366-3141 GB Morumbi (11) 3744-1476
Como São As Provas De Triathlon?

Como são as provas de triathlon?

O esporte dá mais saúde, disposição, alegria e até mais disciplina. Sempre tem algum que agrada mais do que o outro, como natação, corrida ou ciclismo. E tem gente que gosta de fazer esses três! Sãoos triatletas, competidores do esporte que reúne três em um: largam à beira-mar, pegam a bike e terminam com a corrida.

E a graça está em se superar constantemente, não é mesmo? Nadar um pouco e saber que pode nadar mais. Pedalar por um tempo e saber que o corpo pode ir além. Correr um pouco e fazer corridas em terrenos diferentes. Por isso as provas de triathlon têm diferentes distâncias, para os amadores se tornarem profissionais ou verem oseu desenvolvimento enquanto aumentam o nível de dificuldade.

Formatos das provas:

O Sprint Triathlon é a prova mais curta e, por isso, é a porta de entrada dos iniciantes no triathlon. Ela também é chamada de Short e não deixa de ter importância para os atletas iniciados, que participam para manter a competitividade e o ritmo. O Triathlon Olímpico tem o dobro das distâncias do Sprint e os participantes precisam de mais tempo de dedicação, aumentando o volume e intensidade dos treinos. Os primeiros colocados dessa modalidade fazem a prova em menos de 2h.

Novamente dobrando a distância, tem o 70.3, em que o principal organizador é o Ironman. Essa modalidade também é conhecida comoMeio Ironman. Ele é chamado 70.3 porque a distância da prova são 70.3 milhas. Treinar para conquistar um Meio Ironman exige ainda mais dedicação – os atletas que competem treinam pelo menos 2h diárias, estendendo o tempo de treino nos finais de semana.

E para quem quer participar de uma prova de 140.6 (também organizado principalmente pelo Ironman, tanto que é conhecido como Ironmanou Ironman Full) então, precisa de habilidade também para ajustar os horários no dia a dia, pois os treinos são de 3h a 4h diárias, com frequentes pedaladas nas estradas nos finais de semana. Ganha o título de Ironman o atleta que finalizar a prova em até 17h, sendo que os primeiros atletas finalizam com pouco mais de 8h.

Um tempo heroico, não acha? E há quem vá ainda mais longe, no UltraTriathlonou Ultraman, o maior desafio de triathlon do mundo! O Ultraman é uma prova tão longa que é feita em três dias – o primeiro tem natação oceânica e ciclismo, o segundo tem ciclismo e o terceiro corrida – e as etapas de cada dia devem ser concluídas em até 12h. Assim como no Ironman, além das longas distâncias, os atletas enfrentam diferentes condições climáticas, como oscilações de temperatura, ventos de até 40 km/h, chuva e alta umidade, o que dificulta ainda mais a prova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top